terça-feira, 20 de novembro de 2012

May the Force be with you...

Por um acaso do destino, dias antes da Disney anunciar que comprou a Lucasfilm e que vai produzir Star Wars 7, 8 e 9, eu botei para rever a trilogia clássica. Tudo começou com um erro primário: botei na inocência o episódio 4 para assistir, achando que seria apenas ele, e quando me dei conta já tinha assistido aos três mais sensacionais e carismáticos de toda a saga. Sobre a Disney... Não vou gongar a produção, mas estou com um medo enorme do que pode ocorrer com esta nova trilogia que eles querem lançar.

Amo a Saga como um todo, mas acho que a trilogia mais recente, a que eu pude conferir nos cinemas, sofre com alguns problemas. Eu mal lembrava dos episódios 1 e 2, e lembrava mais do 3 por motivos de "Darth Vader nasce". Por isso, resolvi neste feriadão rever a nova também. E ah, soltarei spoilers adoidados ao longo do texto, já avisando.


Qui-Gon, Jar Jar Binks, Anakin Skywalker (Episódio 1)

Vou citar as poucas coisas que eu lembrava do episódio 1: o moleque que fazia o Anakin me irritava; ele ganhava uma corrida; o Jabba aparecia; Obi-Wan ainda Padawan era um espetáculo (McGregor, te dedico); os duelos Darth Maul x Qui-Gon e Obi-Wan x Darth Maul; que era um absurdo o Anakin, no 2, ter um caso com a Padmé. Jar Jar Binks (e daí que sou a ÚNICA pessoa no mundo inteiro que gosta dele?) 


Revi e não odiei tanto o moleque desta vez. Ele só não foi uma criança carismática, mas tudo bem, passa. Não é um filme ruim, como eu tinha na memória que era. É até bem bom. Melhor que o segundo que, ao rever tudo, considerei o mais fraco de toda a saga.

Anakin e Padmé


Coisas que eu lembrava do 2: Padmé, uns 10 anos mais velha que Anakin, não envelhece nem um pouco. E o pior, eles se apaixonam. Tá, ok, e daí que se apaixonam, o problema é que eles são daqueles casais meio insuportáveis, sabe. Cenas constrangedoras entre os dois, declarações de amor cafonas e tal. E tudo se confirmou na minha revisada. O 2 é um filme bem ruim. É uma enrolação só para o 3, que é o desfecho da trilogia nova. Ao contrário do que aconteceu na antiga, onde o episódio 5 é sensacional e considerado, por muitos, o melhor de todos. Eu amo, mas minha paixão acho que reside no episódio 6, mesmo indo contra a maré.

Anakin x Obi-Wan


Já o episódio 3 acho muito bom. Mesmo com o Hayden Christensen atuando mal. Fico constrangida com ele em muitas cenas, mas acho demais ver como tudo se desenrolou e como o Império foi montado. E claro, Yoda e tal ♥ Uma coisa que me incomoda muito no filme: como podem ter dado a desculpa para a morte de Padmé que ela "perdeu a vontade viver"? Pelo amor de Deus, a mulher tinha acabado de ter GÊMEOS. Duas crianças na vida de uma mãe e ela perdeu a vontade de viver por causa do Anakin?! Enfraqueceu tanto a personagem que me deu vergonha. E outra, a Leia não diz no sexto que tem lembranças da mãe? Aí eu também entro na questão de que o Obi-Wan não lembra do C3PO e do R2D2. Assim como o tio que cria o Luke, já que o C3PO ficava na fazenda, como vimos no segundo filme. Detalhes, detalhes...

E devo confessar, mesmo sendo chata, que a transformação do Anakin em Darth Vader não me convence muito. Soa um pouco forçado. Parece que ele vira vilão do nada, principalmente ao indicar que ele mata aquelas crianças no Templo Jedi. O motivo é mal explorado, talvez... Essa coisa da visão que ele tinha da morte da Padmé acaba ficando bobo. Fora que o Anakin, que sempre foi super arrogante, sucumbe ao Imperador muito facilmente. Enfim... 

Luke Skywalker, Princesa Leia, Han Solo
Minha preferência é realmente pela trilogia clássica. Luke, Leia e Han Solo. O trio principal, os carismáticos, os melhores. Os melhores filmes. Fico imaginando o quanto deve ter sido incrível poder acompanhar aos três primeiros nos cinemas e o auê que eles devem ter causado. Afinal, George Lucas criou não apenas uma história mas várias galáxias, povos, idiomas... Personagens que, como em toda saga de sucesso, nos apegamos e torcemos por cada um deles. E a trama, universal. Jovens rebeldes lutando contra um Império. Darth Vader, aqui, marcou. Um dos melhores vilões de todos os tempos, icônico com sua respiração artificial e voz forte e marcante. Além do que, foi nessa trilogia que temos uma das cenas mais famosas do cinema...


"Luke... I AM your father!"


... beware of the dark side.

Nenhum comentário:

Postar um comentário